Veja como ter mais resultados!

Você sabe o que é contabilidade para e-commerce? É cada vez mais comum o uso de e-commerce no Brasil, ainda mais após a pandemia. A praticidade de comprar on-line e receber em casa produtos com facilidade e conforto faz com que muitas pessoas optem pelas compras pelo e-commerce do que ir a uma loja física.

Mas é preciso estar atento quando se vende pela internet: o seu negócio deve estar regulamentado e seguir algumas boas práticas para ter crescimento. A seguir, confira algumas dicas de contabilidade para e-commerce!

1) Tenha um e-commerce regulamentado

Um e-commerce é um negócio como qualquer outro. E para funcionar, precisa ser uma pessoa jurídica e seguir as normas aplicáveis a qualquer empresa. Desta forma, o primeiro passo para quem quer empreender na internet por meio de uma loja virtual é regulamentar o negócio.

O primeiro passo é o registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Junta Comercial e na prefeitura de seu município. Com isso, a sua empresa terá mais segurança jurídica e fiscal, além de outros benefícios, como emitir notas fiscais, ter acesso a financiamentos e empréstimos mais em conta, contratar funcionários, adquirir produtos no atacado ou de forma facilitada, e muito mais.

2) Atenção ao regime tributário

Ao tornar o seu e-commerce uma empresa de fato, o segundo passo é escolher um regime tributário e um enquadramento social. Para isso, é preciso de um contador de confiança. Há algumas opções para pessoas jurídicas no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e MEI.

Como dito, um contador poderá enquadrar melhor o seu e-commerce, além de organizar a documentação fiscal, acompanhar mês a mês o desenvolvimento do seu negócio, efetuar as obrigações legais e muito mais. Além disso, por meio da contabilidade consultiva e da contabilidade especializada no seu segmento, as vantagens são ainda maiores. A OSP Contabilidade tem uma equipe especializada no comércio digital. Marque uma consulta e saiba mais!

4) Calcule os impostos automaticamente

Há no mercado muitos sistemas de gestão de empresas que contém módulos de contabilidade para e-commerce. A cada dia, surgem novas ferramentas digitais que são integráveis à interface da sua loja virtual e que calculam automaticamente taxas e impostos, conforme a localidade. Isso permite que a sua loja receba pedidos 24 horas por dia e 7 dias por semana, já com as taxas calculadas.

5) Faça o planejamento tributário – Contabilidade para e-commerce

planejamento tributário é essencial para qualquer tipo de negócio. Não seria diferente com a contabilidade para e-commerce. Isso permite fazer economia em impostos e tributos, organizar melhor as suas contas, ter mais lucro e economia o ano todo. Além disso, o planejamento tributário permite que o e-commerce seja mais competitivo – veja mais nesta matéria. Converse com o seu contador OSP!

6) Realize o fluxo de caixa

O e-commerce também deve utilizar o fluxo de caixa para organizar as entradas e saídas da sua empresa. O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão muito importante e pode ser automatizada com os recursos certos para o e-commerce.

7) Controle o estoque

estoque físico, quando existente, é um dos pontos de atenção de todo e-commerce. Isso porque ele precisa estar alinhado com o que está sendo oferecido no site. Por isso, uma dica é usar uma ferramenta de gestão de estoque para poder tomar melhores decisões de preço e aquisição de novos produtos.

8) Automatize os seus processos

Como você viu anteriormente, o e-commerce é um dos frutos da transformação digital, um movimento que faz com que as pessoas e empresas atuem mais em ambientes digitais e utilizem a tecnologia como base de suas decisões. É o caso também da contabilidade digital.

O e-commerce surgiu deste movimento e, como é essencialmente digital, faz todo sentido utilizar a tecnologia como aliada em seus processos. Desta forma, a dica é automatizar os processos e gerenciar o máximo possível as informações por meio de soluções tecnológicas, principalmente as integráveis com a sua contabilidade.

Original de OSP Contabilidade

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Fonte do Artigo

Read Previous

Dicas: Será que os filhos da minha atual esposa tem direito a minha herança?

Read Next

Tio falecido sem filhos, solteiro e sem união estável. Quem tem direito a herança?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *