O lançamento do portal Meu INSS ampliou as possibilidades dos serviços da Previdência Social. Por meio do site ou aplicativo, tem uma vez que dar ingresso na aposentadoria pela internet, com praticidade e sem precisar ir pessoalmente a uma filial.
Antigamente, as pessoas tinham que acessar o SISAGE (Sistema de Agendamento), no contexto do Dataprev, para agendar atendimento e assim dar ingresso na aposentadoria. Hoje, as solicitações de benefícios previdenciários são recebidas pelo portal Meu INSS, assim uma vez que os documentos comprobatórios.
Documentos necessários para pedir aposentadoria
Antes de dar ingresso na aposentadoria, você precisa providenciar todos os documentos necessários em PDF. Esse formato é recomendado por ser mais ligeiro e caber no limite de tamanho exigido pelo sistema.
A lista de documentos necessários para solicitar aposentadoria é composta por:
- Documento de identificação (RG com CPF ou CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência (conta de luz, internet ou telefone);
- Requerimento por escrito;
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) – para provar o desempenho de alguma atividade peculiar.
Não é necessário ter um scanner em mansão para transmudar a documentação em arquivos do tipo PDF. Existem aplicativos que executam esse trabalho, ou seja, transformam a foto de um documento em PDF. Os mais utilizados são: iScanner (Android | iOS) e CamScam (Android | iOS).
Antes de subordinar a documentação, emita um extrato CNIS e verifique se as informações dos empregos ao longo da vida laboral estão corretas. Faça uma verificação com os dados da carteira de trabalho.
Uma vez que pedir aposentadoria pela internet no Meu INSS?
Agora os segurados não precisam enfrentar filas para dar ingresso no pedido de aposentadoria. Acompanhe as etapas para pedir aposentadoria pela internet:
Passo 1. Acesse o site do Meu INSS.
Passo 2. Faça o login na plataforma com a conta Gov.br. Se você ainda não possui uma conta, siga as instruções para criá-la em poucos minutos.

Passo 3. Posteriormente logar no sistema, é necessário clicar no item “Novo Pedido”.

Passo 4. Na lista de opções de atendimento, escolha “Aposentadorias, CTC e Pegulho”.

Passo 5. Escolha o tipo de aposentadoria mais se enquadra no seu caso.

Passo 6. É provável que apareça uma tela solicitando a atualização de dados. Atualize para dar perpetuidade com o requerimento.

Passo 7. O sistema vai checar algumas informações. Clique em “Progredir”. Confirme a mensagem que aparece na tela e clique em “Próximo”.

Passo 8. Preencha algumas informações e faça o upload dos documentos em PDF de concórdia com o que o site pede. Clique em “Progredir”.

Passo 9. Selecione o CEP da sua residência para que o sistema encontre a filial do INSS mais próxima. Depois, escolha a filial bancária que deseja receber a aposentadoria.

Passo 10. Revise todas as informações do requerimento antes de dar ingresso na aposentadoria pela internet. Clique em “Progredir” e pronto, a solicitação será enviada.

Recomendamos que você dê ingresso no pedido de aposentadoria pela internet através do portal Meu INSS, pois assim fica mais fácil apensar os documentos exigidos no processo. Use o aplicativo somente para consultas rápidas.
A plataforma Meu INSS oferece outros serviços aos segurados, uma vez que a possibilidade de solicitar auxílio doença ou consultar quanto tempo falta para a aposentadoria.
Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos