Taxa de desemprego no Brasil cai em junho

A taxa de desemprego no 2º trimestre, encerrado em junho, foi de 12%, ficando 0,4 ponto percentual aquém do mesmo período do ano anterior, oferecido que acompanha o propagação de 2,6% na população ocupada, também na confrontação anual.

Segundo o IBGE, o trabalho com carteira assinada (ex-domésticos) foi de 33,2 milhões. Houve uma geração de 450 milénio empregos com carteira assinada nos últimos doze meses. Na confrontação com o 1º trimestre, houve geração de 295 milénio empregos com carteira assinada, melhor resultado desde o trimestre encerrado em junho de 2014.

De pacto com a equipe de estudo econômica da Genial Investimentos, a expectativa é de que a taxa de desemprego retome aos poucos as magnitudes de queda que vinha apresentando até o terceiro trimestre do ano pretérito, com diferenças anuais em torno de 0,5 ponto percentual a menos ao longo do ano. Assim, a taxa de desemprego deve permanecer em torno de 11,2% no último trimestre, que será encerrado em dezembro.

Evolução
Recente da PNADC

A Pesquisa Pátrio por Réplica Domiciliar Contínua (PNADC) de junho apresentou melhora significativa em relação ao trimestre 1º trimestre. Apesar da queda de exclusivamente 0,15 ponto percentual na taxa de desemprego dessazonalizada, o trimestre encerrado em junho teve geração de 295 milénio empregos com carteira assinada, melhor resultado desde o trimestre encerrado em junho de 2014. Também houve um propagação do trabalho informal, que aumentou em 376 milénio novos empregos.

Os rendimentos reais permaneceram estáveis em junho, porém, com o propagação da população ocupada, a volume de rendimentos manteve propagação real em torno de 2,4%. A equipe da Genial Investimentos não espera um significativo propagação do rendimento real em 2019 oferecido o basta nível de ociosidade da economia.

A melhora no mercado de trabalho deve continuar de forma lenta, porém sem aumentos significativos no salário real. De pacto com as previsões de de José Márcio Camargo e Tiago Tristão, economistas da Genial, deve possuir um propagação metódico em torno de 2,5% da volume de rendimentos em 2019.

Se quiser ter mais conteúdos e análises sobre a economia brasileira continue acompanhando as nossas postagens. Abra a sua conta na Genial Investimentos para encontrar os melhores produtos financeiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima