Sefaz/SP altera entrega da GIA e dispõe sobre eliminação

GIA – mudança no prazo de entrega. Com a publicação da Portaria SRE n° 20, de 16 de março de 2023 , o governo paulista promoveu mudança no Dentro IV da Portaria CAT n° 92/98, que trata sobre a Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA).

Porém, antes de adentrarmos sobre as alterações trazidas na Portaria, é oportuno esclarecer o que é o Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA.

A GIA, Guia de Informação e Apuração do ICMS é uma obrigação acessória mensal que contém as operações realizadas pelos contribuintes do ICMS e deve ser entregue ao fisco paulista por esses contribuintes.

Sobre alterações trazidas, a partir de abril (período de apuração março de 2023), o prazo de entrega desta obrigação acessória não será mais com base no último dígito da matrícula estadual do tributário e sim, até o dia 20 do mês seguinte ao da apuração .

Esta medida será válida para todos os contribuintes paulistas, sujeitos à entrega do GIA.

Projeto de Eliminação da GIA

A Portaria SRE n° 20, publicada no Quotidiano Solene do Estado de São Paulo no último dia 17, também trata sobre as regras de dispensa da GIA, tendo em vista a perenidade do projeto da sua eliminação.

Sendo assim, os dispensados ​​​​de apresentar um GIA referente às operações ou prestações realizadas:

1. a partir dos dados da licença da matrícula estadual, para todas as inscrições concedidas a partir de 1º de abril de 2023, desde que se trate de único estabelecimento da base CNPJ ou de novidade filial de base CNPJ já dispensada anteriormente;

2. a partir do 1º dia do mês seguinte à notificação de que trata o item “c” inferior, os demais contribuintes que atenderem às seguintes condições para todas as inscrições estaduais do mesmo CNPJ base:

  a) não tenha sido registrada a preterição de apresentação da GIA e da EFD do mês de janeiro de 2022 em diante;

  b) não tenha sido constatada divergência nas informações aceitas na GIA e na EFD, nos últimos 12 (doze) meses, ou tal divergência tenha sido subalterno ao valor correspondente a 3 (três) UFESPs;

  c) ter sido notificado da dispensa da apresentação da GIA pela Secretaria da Rancho e Planejamento via Residência Eletrônico do Tributário – DEC.”

O DEC é o envolvente virtual de informação da Secretaria da Rancho e Planejamento com os contribuintes do estado de São Paulo.

Fique por dentro de tudo que acontece no universo contábil!

Nós sabemos que a rotina do contador não é fácil. São diversos prazos, vencimentos e obrigações para satisfazer – além de precisar escoltar toda e qualquer mudança na legislação que pode ocasionar mudanças nas entregas dos clientes do escritório contábil.

Pensando nisso, a Contmatic criou um espaço único e pensado por contadores – a Comunidade Contábil Brasil. Ele é um envolvente online para responder a todas as dúvidas relacionadas à legislação nas áreas jurídica, societária, previdenciária, trabalhista e tributária.

Junto a isso, consolidamos as principais leis que impactam as obrigações legais para você estar mais atualizado e super seguro nas tomadas de decisão. Clique cá e saiba mais!

Veja mais algumas notícias semelhantes a contabilidade para empresas em nosso blog . Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix .

Feito com ❤ pela Comunidade Contábil Brasil

Por: Silvio Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima