Prova de vida suspensa até 31/12/2022

A prova de vida em 2002 está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022. Ou seja, leste ano não haverá bloqueio de pagamento de quem não fizer prova de vida.

Prova de vida suspensa até 31 de dezembro de 2022

Em Fevereiro de 2022 passaram a valer as novas regras para a prova de vida por aposentados e pensionistas do INSS. 

Ficou definido que INSS não vai exigir prova de vida até o dia 31 de dezembro de 2022, portanto, o INSS não vai suspender os benefícios de que não fez a prova de vida nesse período.

Porquê fica a situação em 2023?

Em  2023, o INSS fará um intercepção de informações para confirmar que o titular do favor realizou qualquer ato registrado em bases de dados próprias da autonomia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais. 

Mas, porquê isso é feito?

Logo, esse intercepção de informações pode ocorrer de diversas formas, porquê por exemplo, os registros oficiais de vacinação, consultas no Sistemas Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros.

Ou seja, os atos que você realizar que forem registrados em qualquer órgão público poderá servir porquê prova de vida, se isso puder ser identificado pelo INSS. 

Isso significa que você só precisará fazer a prova de vida indo até à instituição de pagamento ou por meio do aplicativo, se não for verosímil a comprovação de vida por intercepção de informações.

Quando saberei se preciso comparecer para a Prova de Vida?

Se não for verosímil o intercepção de informações, o beneficiário será notificado sobre a urgência de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico. A responsabilidade de fazer a prova de vida passa para o INSS.

Prova de vida em 2022

Porquê mencionamos, até dezembro de 2022, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso. 

Porém, o pensionista e jubilado ainda pode fazer a prova de vida, pois o procedimento continua disponível. 

Portanto, se você deseja fazer a prova de vida, poderá, de forma voluntária, realizar pela rede bancária ou pelo Meu INSS.

Além de pessoalmente, desde 2020, também é verosímil fazer a prova de vida por biometria facial. 

Nascente procedimento é feito por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, pelo aplicativo Meu INSS. Ou seja, serviço está ativo e pode você pode acessar a qualquer momento.

Você ainda tem dúvidas sobre a Prova de Vida? Conte para nós nos comentários e podemos fazer um post sobre esse objecto. A sua incerteza pode ser a de vários outros segurados.

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1