preciso de um time de vendas?

O contador é um profissional bastante requisitado no Brasil, visto que toda empresa precisa de um profissional da extensão de crédito para manter as contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, papéis, alvarás e licenças em dia. 

Se por um lado, há essa premência presente entre os empresários, em contrapartida a concorrência na extensão contábil entre os escritórios é acirrada. Diante desse contexto, porquê é provável conseguir clientes na contabilidade? 

O ponto principal, antes de falarmos em estratégias, é ser competente na realização do trabalho – se esse requisito obrigatório, não há porquê captar clientes na contabilidade. As empresas que contratam os escritórios contábeis prezam pela crédito em quem presta levante serviço e na certeza de que não serão surpreendidos por uma eventual irregularidade. 

Logo, para entender melhor porquê você pode captar clientes na contabilidade, nós separamos algumas dicas importantes ao longo deste texto. Confira! 

 

O Contábil Phoenix é um software voltado à extensão contábil que otimiza a rotina do seu escritório. Sua atuação consiste no escora e na otimização de diversas obrigações do dia a dia da sua empresa de contabilidade. Clique cá e conheça o Contábil Phoenix! 

 

Você precisa de novos clientes?

A pergunta supra parece óbvia, mas achamos importante você fazer uma reflexão sobre ela antes de dar curso na leitura deste teor. Aliás, de tão óbvia, parece fácil responder que sim, que precisa de novos clientes, perceptível?

Calma! Permita-se, neste momento, realizar uma estudo um pouco mais profunda sobre a pergunta, considerando não exclusivamente a sua premência de novos clientes, mas a capacidade de atender novos clientes no seu escritório contábil. Você precisa de novos clientes na contabilidade?

Todo negócio de sucesso chega em um momento chave, onde é preciso determinar sobre dar ou não um salto para o prolongamento. Esse momento acontece quando ele normalmente já está muito estabelecido, tem uma marca respeitada e valorizada no segmento de atuação e, junto a isso, é capaz de manter suas operações de forma saudável. 

Se você chegou a esse momento de maturidade, terá que determinar entre manter o tamanho atual ou crescer, indo além. A escolha pelo segundo caminho não significa ter que desabitar o primeiro.

Ou seja, mais do que responder se você precisa de clientes novos na contabilidade, você deve considerar também a seguinte pergunta: o escritório está maduro o suficiente para ir em procura do prolongamento? Se você tiver dúvidas, pense no seguinte questionamento: uma estratégia de prolongamento neste momento pode comprometer o que foi conquistado até cá?

 

Conquiste novos clientes, mas não esqueça da base

A seguir, vamos apresentar várias estratégias eficazes para invadir novos clientes na contabilidade e crescer a partir disso. Mas, antes, é importante entender que, se errar na realização dessas estratégias e não viver uma base sólida de clientes com o qual recontar, o que antes era almejado porquê um prolongamento pode se transformar em um problema de sobrevivência. 

O que isso significa? Em uma conformidade simples, pense que é preciso checar o firmamento, antes de inaugurar a erguer as paredes de uma morada. Ou seja, antes de empregar quaisquer estratégias de prolongamento, realize um diagnóstico completo do escritório contábil. 

Uma ótima utensílio para utilizar é a Estudo SWOT. Ela permite a identificação das forças e fraquezas presentes no envolvente corporativo, muito porquê das ameaças e oportunidades futuras que podem ser consideradas. 

Logo, se ao realizar a estudo do escritório, perceber que ele ainda está frágil para desenvolver estratégias de prolongamento, cuide da base de clientes atuais. No entanto, se perceber que o escritório já está maduro o suficiente, novos horizontes podem ser abertos – basta exclusivamente escolher qual caminho seguir. 

 

Dicas de porquê captar clientes de contabilidade

Ao pensar nas estratégias para captar clientes na contabilidade, será preciso entender bastante sobre a própria empresa, incluindo seu público-alvo, seus diferenciais e seu posicionamento diante do mercado. Por isso, as primeiras dicas estão mais relacionadas às estratégias de marketing do que de vendas em si. 

Ao longo das dicas, inclusive, será provável perceber que elas se complementam e que as iniciais servirão de escora para a realização das últimas. 

1. Defina e conheça seu público-alvo

Entender quem são e onde estão os clientes do escritório contábil é uma das melhores formas de os invadir. Para isso, é importante saber muito o seu público-alvo, entendendo quais são suas dores e necessidades. 

Sabemos que toda e qualquer empresa precisa do escora de um escritório contábil atualmente, mas também sabemos que não é provável atender a todos os segmentos do mercado com qualidade. Logo, é preciso definir prioridades. 

Isso significa que é preciso entender qual o nicho de mercado do seu escritório contábil. Você sabe? Para entender melhor, sugerimos que clique cá e acesse o texto sobre Uma vez que se sobresair porquê contador prestando serviço para um nicho de mercado. 

Há muitas vantagens em atuar em nichos específicos de mercado, porquê se tornar referência no matéria e ser reconhecido pela exclusividade e especialização. Junto a isso, pensar na segmentação permite reconhecer que a crédito vem de empresas que prestam serviços específicos, voltados aos diversos aspectos de um nicho de mercado. 

Todo e qualquer serviço prestado de forma personalizada atrai mais clientes. Logo, é importante entender e saber seu público-alvo para, a seguir, definir o seu nicho de mercado de atuação. 

2. Identifique o seu diferencial

Depois de entender e segmentar quem é seu público-alvo, é chegado o momento de estimar a si próprio e encontrar quais são os diferenciais do escritório contábil. Ou seja, é preciso pensar no que o torna único, quando comparado aos seus concorrentes. 

Neste momento, é provável considerar inúmeros pontos relacionados ao escritório contábil que podem contemplar desde o atendimento até mesmo o uso de determinada tecnologia para automatização dos processos. Entre os aspectos que se encaixam nessa categoria, podemos reportar:

  • Atendimento agilizado;
  • Atendimento humanizado;
  • Facilidade no envio e preparação de documentos;
  • Uso de tecnologia avançada;
  • Atendimento personalizado;
  • Boa localização;
  • Boas parcerias.

Parar para pensar e encontrar os diferenciais do escritório vai ajudar na atração de clientes para a contabilidade. Com isso, os futuros possíveis clientes vão ter a certeza de que estão contratando um sítio confiável e responsável para cuidar da secção financeira do negócio.

3. Posicione sua marca/Opte pela segmentação de mercado

No primeiro tópico, falamos brevemente sobre a premência de escolher um nicho de mercado para atuação do escritório. Agora, é preciso segmentar o mercado – ou seja, é preciso trabalhar na construção da persona (cliente ideal para o seu negócio) e focar as ações na conquista desse público muito específico. 

Isso pode ser feito por meio da oferta dos serviços do escritório contábil para empresas que tenham uma mesma atividade, porquê agências de publicidade, escritórios de advocacia ou indústrias que pertencem a um mesmo setor. 

Neste momento, pode surgir a incerteza: porquê esse posicionamento ajuda na conquista de clientes na contabilidade? A partir do momento que o escritório se torna mais específico, mais personalizadas tendem a ser as soluções ofertadas e o atendimento disponibilizado ao cliente. 

Com o posicionamento da marca do escritório é criada uma relação de proximidade com os clientes, pois o escritório contábil passa a entender as dores e as necessidades daquele segmento de mercado de forma única. Isso dificilmente será reproduzido por escritórios contábeis da concorrência que não estão focados na mesma extensão de atuação. 

4. Invista em marketing do dedo

Com a relevância dos ambientes online é cada vez mais difícil conseguir novos clientes na contabilidade sem desenvolver estratégias por meio do marketing do dedo. Ou seja, o escritório contábil precisa destinar atenção ao online. 

Logo, é preciso estimar se a contabilidade possui um site e um blog com oferta de conteúdos úteis e relevantes para os clientes – porquê levante que você lê. Esses dois pontos são essenciais para inaugurar a estruturar uma estratégia de marketing do dedo. 

A partir disso, é interessante a geração de conteúdos para o site, blog, redes sociais e e-mail marketing do escritório, considerando que esses formatos de informação devem estar alinhados ao público-alvo e à persona do escritório. Eles que vão direcionar o que o escritório pode oferecer e por qual meio oferecer. 

Uma dica bastante valiosa, inclusive, neste momento, é a especialização em marketing contábil. Com isso, é provável aprender técnicas específicas, saber ferramentas e ter uma visão mais especializada da extensão de marketing voltada totalmente para a contabilidade. 

Outro ponto importante, dentro do marketing do dedo, é o foco no marketing pessoal para contadores. Esta é uma maneira de invadir a crédito dos clientes e mostrar a eles que o time de contadores do escritório tem propriedade e experiência sobre o mercado. 

5. Participe de eventos

Além do investimento em marketing do dedo, os eventos são uma óptimo forma de saber novos profissionais e fazer networking. Durante a participação em eventos – seja por meio de stands com a empresa ou individualmente porquê profissional -, é provável apresentar os serviços do escritório contábil, mostrando pontos fortes e diferenciais. 

Os eventos para a extensão contábil são ainda mais importantes, principalmente se o escritório tiver um nicho de mercado muito definido. Com a participação, é provável produzir ações com a distribuição de brindes e games para que os participantes se interessem pelo escritório contábil. 

6. Participe de grupos e comunidades

Da mesma forma que nos eventos, a participação ativa em grupos e comunidades da extensão contábil pode impulsionar a conquista de novos clientes. Esses espaços que, atualmente, são online ampliam o diálogo com outros profissionais da extensão, proporcionando visões diferentes para solução de um mesmo problema, por exemplo. 

Nos grupos e nas comunidades, o escritório poderá receber indicações ou indicar clientes que não fazem secção do seu escopo. Com isso, o networking é ampliado e, junto a isso, ainda é provável mostrar o conhecimento relacionado ao segmento de mercado de atuação. 

7. Programas de indicação

A última sugestão para conseguir clientes na contabilidade é por meio de programas de indicação. Esta é uma antiga prática de marketing utilizada nas empresas, mas que ainda proporciona resultados efetivos. 

O programa de indicação consiste em recompensar, de alguma forma, o cliente ou o parceiro pela indicação do serviço do escritório contábil para terceiros. A prática é efetiva porque indicações têm um grande poder. 

Nós, porquê seres humanos, temos a tendência de dar mais relevância às indicações que são feitas pelas pessoas em quem confiamos, do que por empresas que são contratadas por meio de anúncios na internet ou propagandas. Aliás, isso explica o poder e o prolongamento do marketing de influência atualmente.

A indicação de um escritório contábil pode suceder de forma orgânica e desencadeada em virtude da realização de um atendimento personalizado ou pelo serviço de subida qualidade. É geral os clientes muito satisfeitos indicarem produtos ou serviços. 

No entanto, isso pode ser estimulado por meio de um programa de indicações, que gera uma recompensa a cada contrato fechado através de indicação. Ou seja, os parceiros podem lucrar benefícios, por meio de descontos ou brindes exclusivos a cada recomendação. 

 

Analise o impacto das ações realizadas com objetivo de atrair clientes para contabilidade 

O que você achou das nossas dicas para conseguir clientes na contabilidade? Além da realização com qualidade é importante a estudo das ações que forem desenvolvidas. A partir disso, é provável identificar o que gerou resultados positivos ou não. Com isso, ainda é provável produzir um processo de melhoria contínua para a captação de clientes para contabilidade. 

Por termo, vale lembrar que ter uma atuação profissional consolidada na extensão contábil não significa que é preciso deixar de lado estratégias inovadoras para captação de clientes. O processo precisa ser contínuo para invadir e fidelizar os novos clientes, aumentando o negócio.

Veja mais algumas notícias similares a contabilidade para empresas em nosso blog. Aproveite e conheça melhor a Contmatic Phoenix.

Feito com ❤ por Marketing.

Por: Emili Nitske

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima