Prazo de entrega das declarações RAIS 2020 termina em breve

 

Está chegando ao termo o período de envio das declarações da Relação Anual de Informações Sociais, RAIS 2020,  pelo aplicativo GDRAIS. O prazo de entrega teve início em 13 de março e se encerra agora, em 30 de abril.

Desde do ano pretérito exclusivamente as empresas que fazem troço dos grupos 3 e 4 do eSocial declaram a RAIS pelo GDRAIS.  As empresas dos grupos 1 e 2 tiveram a obrigação da enunciação pelo GDRAIS, substituída pelo envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial.

Com isso, somente os estabelecimentos dos grupos 3 e 4 do eSocial são obrigados a declarar ao Ministério da Economia, via GDRAIS, entre outros dados, as remunerações devidas em cada mês, pagas ou não, no ano base de 2020, para cada um de seus empregados sob o regime da CLT, por prazo indeterminado ou determinado, trabalhadores rurais, trabalhadores avulsos, empregados de cartórios, trabalhadores temporários, diretores sem vínculo empregatício com FGTS.

Os estabelecimentos inscritos no CNPJ que não tiveram empregados durante o ano-base ou manteve suas atividades paralisadas, também estão obrigadas a declarar à RAIS Negativa, na qual são fornecidos somente os dados cadastrais do estabelecimento.

Vale realçar que o estabelecimento inscrito no CEI/CNO/CAEPF, que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante o ano-base, está dispensado de entregar a RAIS Negativa.

No caso dos produtores Rurais Pessoa Física e Cartórios Extrajudiciais que também são inscritos no CNPJ, as declarações dos empregados devem ser prestadas na matrícula CEI/CAEPF, porém deve ter também a enunciação da RAIS 2020 Negativa do CNPJ.

As informações a serem declaradas ao Ministério da Economia podem ser geradas por meio do sistema de folha de pagamento e depois importadas no aplicativo do GDRAIS.

A falta de informações, ou informações prestadas em demorado, com erros ou omissões no eSocial ou GDRAIS é passível de multa, conforme previsto no item 25 da Lei nº 7.998, de 11/01/1990.

Veja mais sobre RAIS cá.

Feito com ❤ pelo Legalmatic.

Por Bernadete Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1