Porquê os conflitos entre Rússia e Ucrânia podem impactar os investimentos de renda variável? 

 

Ao montar uma carteira de investimentos, não são somente os fatores do mercado interno que podem afetar seus resultados. Decisões geopolíticas também podem ter efeitos nos seus resultados, porquê é o caso dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Embora as disputas não sejam recentes, em fevereiro de 2022 eclodiu uma guerra entre os países, que foi iniciada pela Rússia. Na prática, essa situação pode impactar os seus investimentos — em próprio, os de renda variável.

Por isso, nós, da Genial Investimentos, separamos o que você precisa saber sobre os conflitos entre Rússia e Ucrânia e os efeitos que eles podem gerar no seu portfólio!

Qual é o contexto do conflito entre Rússia e Ucrânia?

Antes de conferir os impactos do conflito entre os dois países no mercado financeiro, é importante ter contexto sobre a disputa entre Rússia e Ucrânia. Ao voltar algumas décadas, você notará que esses dois países do Leste Europeu faziam segmento da União Soviética (URSS).

Com a rescisão do conjunto, a Ucrânia foi um dos países que alcançou a independência. No entanto, os laços com a Rússia sempre foram estreitos — tanto pela proximidade física, quanto pela conexão sociocultural.

Tanto é que existem regiões separatistas da Ucrânia que desejam ser anexadas pela Rússia, por exemplo. Esse é um dos argumentos da Rússia para o conflito, que coloca em xeque a soberania ucraniana.

Internacionalistas apontam que outro fator também interferiu na decisão de invasão tomada por Vladimir Putin: a Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (Otan). O grupo militar é formado, principalmente, por países ocidentais e foi criado em seguida a Segunda Guerra Mundial.

Com mais países do Leste Europeu aderindo à união militar, a Rússia passou a questionar um provável cerco à sua fronteira. Um dos argumentos de Putin é que, em 1960, a Otan teria se comprometido a não se expandir na região.

Com o interesse da Ucrânia em se juntar ao grupo, a Rússia passou a fazer exigências, porquê a garantia de que o país vizinho não se juntaria à federação. Inclusive, o impasse não é o primeiro na história recente. Finalmente, em 2014, a Rússia anexou a Crimeia — que, antes, era território ucraniano.

Com o acirramento das tensões sobre a Ucrânia e sua transporte política, Vladimir Putin, presidente da Rússia, iniciou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Porquê os conflitos entre Rússia e Ucrânia podem impactar os investimentos?

Diante do cenário de disputa entre a Rússia e a Ucrânia, os mercados financeiros de diversos países podem ser afetados — o que inclui brasílico. Por isso, é preciso entender quais podem ser os impactos nos seus investimentos.

A seguir, apresentamos porquê esses conflitos podem interferir no seu portfólio. Confira!

Aumento no preço das commodities

Diante de um conflito com proporções globais, existe a tendência de aumento no preço das commodities. Esse é um cenário relacionado a diversos fatores. O primeiro deles envolve as sanções financeiras e econômicas impostas à Rússia.

Por exemplo: os Estados Unidos proibiram a importação do petróleo russo. Com o isolamento do país europeu, a tendência é que a oferta da commodity diminua, gerando o aumento do preço do barril no mercado internacional.

As commodities agrícolas também podem ser afetadas. Em retaliação ao movimento dos EUA, a Rússia decidiu suspender a exportação de diversos produtos, incluindo fertilizantes e insumos agropecuários, além de produtos porquê o trigo e grãos.

Porquê consequência, o preço desses produtos também será afetado. Em teoria, isso pode propiciar empresas produtoras e exportadoras dos insumos.

De concordância com o relatório “O que o conflito na Ucrânia simboliza para as mineradoras e siderúrgicas?”, da Genial Analisa, o cenário pode propiciar empresas brasileiras porquê a Vale e a CSN.

Isso ocorre porque a Rússia e a Ucrânia são grandes exportadoras de minério de ferro. Com a subtracção da oferta, a Vale pode aumentar sua participação no mercado internacional.

Demais, a maior produtora de níquel do mundo é uma empresa russa, seguida pela Vale. Logo, a empresa brasileira também pode se beneficiar desse movimento, segundo a estudo de Gabriel Tinem.

Flutuações no preço do dólar

A cotação do dólar também pode ser afetada pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia, passando por flutuações com base no desenrolar da situação. Por exemplo: em 23 de fevereiro de 2022, um dia antes da invasão russa, o dólar fechou a R$ 5,00.

Porquê mostra o relatório da Genial Analisa, um dos motivos para a desvalorização do dólar é o aumento do preço de commodities. Porquê os países exportadores recebem em dólar, há maior fluxo da moeda no mercado interno, porquê no caso do Brasil. Com mais oferta da moeda norte-americana, a tendência é que a cotação caia.

Ou por outra, o aumento da taxa Selic para 11,75% ao ano e as perspectivas de outras elevações tornam o mercado mais encantador para investidores estrangeiros. Porquê consequência, há uma oferta maior de dólar no cenário vernáculo, o que ajuda a valorizar o real.

Por outro lado, o contexto de instabilidade pode fazer com que haja uma procura maior pela moeda norte-americana, já que o dólar é considerado potente. Esse movimento pode levar à valorização da moeda.

Volatilidade das bolsas mundiais

Da mesma forma que o dólar pode passar por flutuações diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, as bolsas de valores também tendem a suportar variações. Desde que o conflito teve início, foi provável observar um aumento no nível de volatilidade das bolsas pelo mundo.

No universal, as bolsas têm refletido os movimentos internacionais, porquê novos ataques, tentativas de negociação pelo termo da guerra e sanções econômicas. Portanto, enquanto persistir o conflito, a tendência é que os índices das bolsas pelo mundo passem por flutuações.

Efeitos sobre a inflação

Uma das consequências dos conflitos entre Rússia e Ucrânia está relacionada à inflação. Esse movimento corresponde ao progresso generalizado de preços na economia e pode lucrar força pelo progresso de preços das commodities, por exemplo.

O aumento do petróleo costuma ser repassado nos preços dos combustíveis. Com isso, atividades de transporte e logística também ficam mais caras e diversos produtos e setores podem ser afetados.

Ou por outra, as sanções econômicas e comerciais impostas podem limitar o transacção internacional tanto em relação às matérias-primas porquê sobre os produtos finais. Considerando que o mundo enfrentou problemas com a calabouço produtiva gerados na pandemia, a disponibilidade no mercado pode ser afetada.

Essas questões podem levar a um aumento da inflação, que já se mostrava persistente antes mesmo do início do conflito. Para quem investe, o principal efeito pode ser observado na rentabilidade real da carteira.

Esse retorno corresponde ao desempenho do portfólio descontada a inflação. Quanto maior ela for, mais elevada deve ser a rentabilidade nominal para que o resultado real esteja supra do progresso de preços.

Por que é importante escoltar essas movimentações?

Agora que você sabe quais podem ser os impactos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, vale entender por que é tão relevante ter esse conhecimento. Na prática, isso se relaciona aos resultados dos seus investimentos.

Ao manter seu numerário alocado, é preciso pensar nos diversos aspectos que podem interferir na performance da carteira — porquê o cenário global e suas relações geopolíticas. Portanto, ao considerar essas questões, a sua tomada de decisão pode ser favorecida.

Veja os motivos que mostram por que é importante fazer o séquito!

Proteção de carteira

Um dos pontos que demonstram a relevância de escoltar essas movimentações envolve a proteção de carteira. Ao entender quais podem ser os impactos sobre o seu portfólio, é provável tomar medidas para se prevenir de efeitos indesejados e obter mais facilmente seus objetivos.

Considere, por exemplo, que você nota uma expectativa de aumento do dólar. Para proteger seus investimentos de renda variável, pode ser interessante dolarizar segmento da carteira.

Dessa forma, mesmo que a moeda se valorize, o preço dos ativos com exposição cambial também pode se gabar. Com isso, há porquê fazer o chamado hedge cambial, aumentando a proteção do portfólio.

Aproveitamento de oportunidades

Dependendo do seu perfil de investidor e dos seus objetivos, um cenário de instabilidade pode trazer oportunidades de investimento. Você pode optar por investir em commodities e suprimentos agrícolas, visando aproveitar uma eventual elevação de preços.

Também pode ser o caso de investir em certos veículos, porquê fundos de investimentos que ofereçam exposição internacional e proteção relativa contra o dólar, por exemplo. O indumentária é que um cenário porquê esse pode trazer alternativas para quem deseja aproveitar as condições no portfólio.

Para tanto, é preciso saber muito o funcionamento delas e porquê elas podem se encaixar em sua veras, porquê investidor. Ainda, é preciso ter em mente que os movimentos esperados podem não se concretizar, logo há mais riscos envolvidos.

Adaptação da estratégia

Diante de um conflito com potencial para suscitar impactos em graduação mundial, pode ser que sua estratégia tenha que passar por alinhamentos. Portanto é necessário entender o contexto do mercado para compreender se é interessante apropriar a estratégia e porquê isso deve ser feito.

Em um cenário desse tipo, pode ser que você se torne mais conservador, ainda que temporariamente. Logo, seus novos investimentos podem priorizar alternativas mais seguras e fora da renda variável, por exemplo.

Por outro lado, se você tiver uma suplente de oportunidade, essa pode ser a chance de usá-la. Portanto, sua estratégia pode se tornar mais voltada para alternativas da renda variável que sejam sensíveis a esse cenário.

Note, entretanto, que a teoria não é mudar toda a estratégia de longo prazo. Finalmente, com o passar do tempo, a tendência é que o conflito seja solucionado e deixe de afetar o mercado. A intenção é fazer mudanças pontuais justamente para se proteger ou aproveitar oportunidades.

Porquê investir diante desse conflito internacional?

Agora que você entende quais podem ser os impactos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, é preciso pensar em porquê tomar decisões de investimento no cenário. Assim, é provável passar por esse período de forma preparada e, possivelmente, com menos perdas.

Na sequência, descubra porquê investir e porquê proteger a sua carteira em um cenário de guerra entre Rússia e Ucrânia!

Avalie seu perfil de investidor

Se você já investe, é esperado que seu perfil de investidor seja sabido. Porém, diante de uma situação atípica porquê o conflito internacional, ele pode mudar temporariamente. Por isso, vale a pena fazer uma novidade avaliação quanto ao seu perfil.

Identifique se você continua tendo tolerância ao risco para a renda variável ou se é melhor investir mais em renda fixa para diminuir o peso da primeira classe de investimentos, por exemplo. Essa também é uma forma de entender a quais riscos vale a pena se expor nesse momento.

Reveja seus objetivos

Tendo uma carteira de investimentos já formada, você também deve ter objetivos definidos previamente. Assim porquê acontece com o perfil de investidor, é preciso rever essas metas para entender o que faz sentido durante os conflitos.

Pode intercorrer de os planos para uma viagem internacional em família ou de trocar de sege ficarem suspensos, por exemplo. Se for interessante, você pode pensar em porquê remanejar os recursos, porquê substanciar a suplente de emergência ou focar em planos de médio prazo.

Diversifique a carteira

Em um momento de incertezas, é principalmente importante variar a carteira — até mesmo dentro da renda variável. Em vez de investir em ações de um só setor, pode ser interessante focar em segmentos diversos. Você também pode investir em ativos internacionais, já que não há porquê saber quais segmentos ou setores serão mais afetados.

Para tanto, é provável pensar nos diferentes fundos de renda variável, certificados de repositório mobiliário (BDRs) e outras alternativas fora e dentro da bolsa de valores. Dessa forma, você consegue diluir segmento do risco de um cenário volátil.

Acompanhe o mercado

Ao tomar decisões de investimentos, é principal que elas sejam embasadas. No cenário de conflitos entre Rússia e Ucrânia, é ainda mais importante se fundar em informações e dados relevantes.

Para tanto, você deve escoltar o mercado, porquê por meio das notícias e atualizações do cenário. Também é interessante recontar com relatórios e análises profissionais.

Com a Genial Analisa, você tem ingresso a relatórios, carteiras recomendadas e newsletters de profissionais altamente capacitados do mercado financeiro. Dessa maneira, é provável se abastecer com mais informações e fazer escolhas adequadas para as suas características e para o momento.

Porquê você viu, os conflitos entre Rússia e Ucrânia podem interferir diretamente na sua carteira de renda variável. Com conhecimento sobre suas características e séquito do mercado, há porquê fazer as adaptações necessárias para proteger ou até impulsionar o portfólio diante desse cenário.

Essas informações foram úteis? Se quiser investir em estrutura e ainda recontar com as análises completas do nosso time, abra sua conta na Genial Investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima