Porquê marcar perícia médica no INSS pela internet


Tem uma vez que marcar perícia médica do INSS pela internet, utilizando o seu celular, tablet ou computador. Todo o procedimento ocorre no contexto da plataforma Meu INSS, mas nem sempre o instituto utilizou esta tecnologia.

Todo trabalhador registrado em carteira é obrigado a contribuir com o Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS). As contribuições servem de garantia para que todos os benefícios da Previdência Social possam ser solicitados pelo trabalhador quando necessário.

No entanto,  para a licença de determinados auxílios, além do tempo de taxa, é necessário passar por avaliação médica no próprio INSS. Esse procedimento é realizado em caso de solicitação de auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez.

Para que serve a perícia médica INSS?

A perícia médica serve para identificar se o tributário realmente não possui saúde física ou psíquica para continuar trabalhando. Sendo assim, ela deve ser solicitada sempre que o trabalhador se distanciar por mais de 15 dias seguidos na empresa e por uma mesma enfermidade, ou seja, todos os atestados devem apresentar CID que estejam relacionados a uma única doença.

De início, a perícia garante o auxílio-doença. No entanto, se detectado que o tributário está permanentemente incapaz de trabalhar, é concedida a aposentadoria por invalidez.

Em universal, é necessário comparecer a uma filial do INSS para fazer a perícia médica. No entanto, caso a pessoa esteja internada em um hospital, ela pode solicitar o atendimento por perícia hospitalar. O pedido deve ser realizado por um representante com procuração, até dois dias antes da data marcada.

Já no caso de uma pessoa com restrições de locomoção, existe a possibilidade de solicitar perícia domiciliar. O procedimento é o mesmo da perícia hospitalar.

Quem precisa fazer a perícia do INSS?

O agendamento de perícia médica é necessário para dar ingresso nos seguintes benefícios previdenciários:

Porquê agendar perícia médica pela internet?

A perícia médica pode ser agendada em qualquer filial do INSS, mas o procedimento é mais fácil quando você agenda online pelo site solene. Esta é, portanto, uma estratégia para não perder o dia todo na fileira.

Veja uma vez que marcar perícia médica no INSS pela internet em poucos passos:

Passo 1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e faça o login com a sua conta GOV.br.

Página inicial do Meu INSS

Passo 2. Escolha o item ““Agendar Perícia”.

Solicitar perícia inicial

Passo 3. Escolha um dos três botões apresentados na tela: “Perícia Inicial”, “Perícia de Prorrogação” ou “Remarcar Perícia”. A Perícia Inicial é indicada para quem está realizando o procedimento pela primeira vez.

Formulário para marcar perícia médica INSS

Passo 4. Preencha o formulário com todos os dados solicitados, uma vez que número do celular, e-mail e categoria do requerente. Vale lembrar que o sistema preenche involuntariamente alguns dados, uma vez que CPF, nome completo, data de promanação e NIT. Ou por outra, também é importante informar o DUT ao INSS, ou seja, a data do último dia trabalhado.

Ou por outra, Informe o número do CNPJ ou CEI da empresa onde você trabalha e clique no botão “Seguir”.

Informar o CEP

Passo 5. Na próxima tela, informe o seu CEP, pois assim o sistema pode encontrar a unidade do INSS mais próxima do seu endereço.

Escolhendo a data do agendamento

Passo 6. Escolha a data da sua preferência para a realização do vistoria médico pericial e entrega dos documentos. Clique em “Seguir”.

Preenchimento do requerimento

Passo 7. No item “Origem do Requerimento”, escolha a opção “Segurado Via Internet”. Verifique se as informações, preenchidas involuntariamente no formulário, estão corretas.

Ou por outra, informe o CID (Código Internacional de Doença) no formulário. Esse oferecido geralmente consta no atestado médico apresentado para a empresa.

Preencha a quantidade de dependentes para o recebimento de salário família. Clique mais uma vez em “Seguir”.

Escolha da agência para pagamento

Passo 8. Selecione a filial bancária de recebimento. Clique em “Seguir”.

Confira os dados apresentados no resumo do seu agendamento. Se tudo estiver evidente, clique em “Confirma”.

Pronto! O sistema do Dataprev vai gerar um comprovante que deve ser impresso e apresentado ao médico no dia da perícia.

Porquê consultar o agendamento?

Caso você perda o comprovante, tem uma vez que consultar o agendamento de perícia médica pelo MEU INSS.

Na plataforma, clique no botão “Agendar perícia” e, em instantes, o sistema vai exibir na tela a data e o horário do atendimento. Logo, ao clicar no tramite de PDF, o sistema gera o comprovante para sensação. Esse é o melhor caminho para quem precisa obter a 2ª via do comprovante de agendamento de perícia do INSS.

Informações necessárias para o agendamento

Para fazer o agendamento da perícia médica do INSS é preciso informar:

  • Número de identificação do trabalhador – NIT (PIS/PASEP/CICI)
  • Categoria do trabalhador: empregado, desempregado, tributário individual, tributário facultativo, empregado(a) doméstico(a), trabalhador avulso ou segurado peculiar.
  • Empregados: CNPJ da empresa onde está registrado. Trabalhador doméstico(a) deve informar o CPF e nome completo do empregador.

O que levar no dia da perícia médica INSS?

A perícia só pode ser realizada mediante a apresentação de alguns documentos, são eles:

  • Comprovante de requerimento da perícia;
  • Comprovante de requerimento da perícia carimbado e assinado pela empresa, além de preenchido; com o último dia de trabalho do solicitante. (Somente empregados);
  • Documento de identidade;
  • Documento de identidade dos dependentes para fins de salário-família;
  • Exames e relatórios médicos que comprovem a doença, caso possua;
  • Receituários;
  • Atestados médicos;
  • Epístola elaborada pela empresa, informando o último dia trabalhado.

Tem uma vez que pedir prorrogação do favor depois a perícia?

A prorrogação pode ser solicitada em até 15 dias depois a data final do favor. A solicitação ocorre de forma simples e prática através do site do Meu INSS. O trabalhador deve justificar, através de uma novidade perícia, que não recuperou a capacidade de trabalhar.

Para aumentar as suas chances ter a perícia aprovada, veja o vídeo do conduto Pró-Júdice & GGR Advogados.

Qualquer incerteza sobre uma vez que marcar perícia médica pela internet pode ser esclarecida através do telefone 135, médio da Previdência Social. Você também pode agendar a perícia através do atendimento telefônico. Neste caso, a relação deve ser realizada de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Quer permanecer ligado nas notícias do mundo dos famosos? Conheça o blog de entreterimento Treta dos Famosos e fique de olho no que acontece no mundo das celebridades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
1