É sempre válido saber o que aconteceu no último mês para entender quais são os próximos passos da economia brasileira e do mundo. Quer um balanço simples do que foi o mês de julho?
A Genial ajuda você a interpretar os principais acontecimentos que mexeram com o mercado financeiro no mês de julho. Continua a leitura para saber o quadro da economia brasileira!
1) Reforma da Previdência passa no 1º vez
A Câmara dos Deputados conseguiu maioria de votos para a aprovação em primeiro vez da reforma da Previdência, considerada a principal medida do atual governo para consertar as contas públicas e, assim, transformar o Brasil em um envolvente confiável para investir e fazer negócios.
2) Queda da Taxa Selic
No último dia do mês, o Recomendação de Política Monetária (COPOM) reduziu de 6,5% para 6% a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. É a primeira queda dos juros em 16 meses, o que se consolida uma vez que novo recorde histórico de baixa. A tendência é que, quanto menor for a Selic, os juros do crédito ficam mais baratos, estimulando a economia através do consumo. Já com a Selic em subida, a tendência é que ocorra o efeito revirado.
3) EUA cortam juros
Pela primeira vez desde 2008, o Fed, Banco Mediano dos Estados Unidos, reduziu as taxas de juros, o que deve estimular, por exemplo, mercados emergentes uma vez que o Brasil.
4) Liberação do FGTS
O governo anunciou em julho a liberação de novos saques do FGTS, que passou por uma reformulação e, a partir do ano que vem, será provável fazer saques anuais do mercê trabalhista. A medida é mais uma do poder público para estimular a economia e no termo do ano ter um PIB mais robusto.
5) Início das discussões sobre a Reforma Tributária
A proposta da Reforma Tributária, uma das mais importantes para melhorar o envolvente de negócios do Brasil, segundo o governo, começou a ser discutida na esfera estadual em conjunto com a União.
Se quiser ter mais análises sobre a economia brasileira, continue acompanhando o nosso Blog. E, também, abra uma conta na Genial para iniciar a investir o seu numerário com propriedade!