O que o mercado financeiro pensa sobre o Governo Lula

A Genial, em parceria com a Quaest, divulgou mais uma rodada da pesquisa quantitativa “O que pensa o mercado financeiro: Governo Lula”. O estudo tem por termo medir as reações e considerações do setor financeiro sobre a transporte da política e da economia brasileira.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi feito entre 4 e oito de maio por meio de entrevistas online e com emprego de questionário. O público respondente totalidade foi de 92 pessoas. entre elas, gestores, economistas, analistas e profissionais com poder de decisão.

Avaliação do Governo Lula

Pela primeira vez na pesquisa Genial-Quaest, o governo foi estimado porquê positivo por participantes (2%). Mas, majoritariamente o setor considera a gestão negativa (86%). Os que disseram ser regular somam (12%). Ainda neste tópico, as avaliações regulares cresceram 2 pontos percentuais e as negativas caíram 4 pontos percentuais.

Valiação de governo | Pesquisa Genial-Quaest

O trabalho feito pelo Ministro da Herdade Fernando Haddad também está mexendo no ponteiro. As avaliações regulares saíram de 52% para 37%, enquanto as ruins se mantiveram quase estáveis (de 38% para 37%). Os respondentes que consideram o trabalho positivo saltaram de 10% para 26%.

Quanto à capacidade do governo de confirmar sua agenda no Congresso, as percepções se inverteram com 10% dos particpantes considerando subida –contra 33% no levantamento anterior. Os que julgam baixa saíram de 20% para 39%. Vale lembrar que no último dia 3 de maio Lula sofreu sua primeira roteiro no Câmara, quando foram derrubadas as mudanças feitas no Marco do Saneamento.

Capacidade de confirmar agenda | Pesquisa Genial-Quaest

Outro oferecido de destaque é a percepção do mercado sobre a possibilidade do país enfrentar uma recessão. Cá, mais uma vez, os ponteiros mudaram de direção. Na pesquisa de março, 27% achavam que o país não corria ricsco, perante 73% que consideravam verosímil. Agora, 60% descartam a possibilidade, contra 40% mais pessimistas.

Risco de recessão | Pesquisa Genial-Quaest

Política monetária

O esteio à transporte política monetária por segmento do Banco Mediano é notável: 91% apoiam a manutenção da Selic e 51% dizem que o patamar atual é o ideal para o país. Para o porvir, 88% acham que a taxa básica cai ainda oriente ano.

Expectativas sobre a Selic 2023 | Pesquisa Genial-Quaest

Busto fiscal

Para os respondentes da pesquisa, a material vai ser aprovada no Congresso, mas 49% acham o texto apresentado regular, enquanto 48% negativo.

Outras análises

A pesquisa Genial-Quaest analisa ainda outros aspectos da novidade gestão, porquê a revisão das renúncias fiscais, a dívida pública, a agenda política, a imagem do Brasil e os investimentos externos, assim porquê os nomes que devem despontar em oposição a Lula e avaliação sobre a imagem de políticos brasileiros.

Para permanecer por dentro dos eventos que podem ter contribuído para o resultado desta rodada da pesquisa, assista à live com Denise Barbosa, jornalista da Genial, José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial, e Felipe Nunes, CEO da Quaest e responsável pelo levantamento. É às 14h, no meio da genial. Clique cá para observar.

Para ter entrada a todos os números da pesquisa, acesse o documento completo neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima