o que fazer para que elas não cheguem para você

Fique prudente às multas da LGPD (Lei Universal de Proteção de Dados) que entrou em vigor em 2020 e começa, neste mês de agosto, a multar empresas que descumprirem com as normas da lei.

É necessário que o seu escritório de contabilidade esteja em conformidade com as regulamentações da LGPD para que você não tenha que remunerar multas de 2% de seu faturamento ou até R$ 50 milhões, por cada infração.

Algumas atitudes podem ser feitas em seu escritório, uma vez que por exemplo:

  • Realizar a auditoria dos sistemas;
  • Ter conhecimento sobre a Política de Proteção de Dados;
  • Efetuar a implantação de sistemas de controle;
  • Promover treinamento para todos os funcionários.

E diversas outras práticas que você precisa colocar em dia para que seu escritório esteja totalmente adequado. Para quem não sabe muito sobre a lei, vamos falar um pouco dela?

Por termo, o que é Lei Universal de Proteção de Dados?

Ela determina diversos tipos de regulamentos com relação ao uso de dados dos clientes e funcionários de uma empresa, uma vez que nome, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, registro de atividades e outras informações.

E uma empresa só poderá utilizar esses dados se tiver o consentimento dos usuários, que possuem o recta de cancelar a permissão quando muito entenderem. Com isso, vemos que com a implementação da Lei Universal de Proteção de dados, ocorrerá um maior controle pela segmento dos usuários na manipulação de seus próprios dados.

O que é importante para evitar multas da LGPD?

O vazamento de dados é uma grande preocupação para diversos escritórios, pois o seu impacto pode trazer resultados negativos para sua empresa e também para os usuários. Dessa forma, é importante fazer uso de políticas e sistemas que buscam oferecer essa segurança.

Além de algumas questões citadas na primeira segmento do texto, é muito importante se notar às seguintes medidas:

  1. Utilizar medidas preventivas;
  2. Elaborar regras  em sua governo;
  3. Realize a prestação de contas;
  4. Fazer possíveis treinamentos na empresa;
  5. Reforce a segurança dos dados dos clientes.

Caso ocorra o vazamento de dados de clientes, infelizmente há um risco de ocorrerem fraudes, roubos, golpes e outras situações complicadas envolvendo os dados das pessoas. Sendo assim, se a sua empresa ainda não implementou a lei, é importante que ela faça isso o quanto antes.

Conheça a consultoria LGPD da Contmatic Phoenix

A Contmatic Phoenix sempre está preparada para ajudar o seu escritório de contabilidade e por isso, apresenta uma consultoria da LGPD de subida qualidade para ajudar você em todo o compliance para as boas práticas.

Dessa forma, fique por dentro das normas e evite multas da LGPD que podem trazer grandes malefícios para as suas atividades do dia a dia. Aproveite e adquira a consultoria e implantação da LGPD em sua empresa contábil e garanta um serviço personalizado e seguro.

Veja mais artigos similares cá.

Feito com ❤ pelo Marketing.

Por Melissa Roble.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1