LTCAT: Empresa não quer entregar

Saiba o que fazer quando a empresa não quer te entregar o LTCAT e entenda se você pode substituir esse documento por qualquer outro.

O que é LTCAT?

O LTCAT é um documento que contém todas as informações sobre as condições do envolvente de trabalho de um trabalhador.

LTCAT significa Laudo Técnico das Condições do Envolvente de Trabalho.

Ele serve para produzir efeitos previdenciários, ou seja, ele serve para que o trabalhador possa fundamentar que atua em atividade sujeita à insalubridade e/ou periculosidade e, consequentemente, prometer a aposentadoria privativo ou conversão do tempo privativo em tempo generalidade.

Quem elabora levante documento é a empresa e para isso é preciso fazer uma avaliação técnica no lugar de trabalho. A partir daí é feita uma coleta de dados, posteriormente, utilizar essas informações para elaborar o LTCAT.

Qualquer outro documento pode substituir o LTCAT? 

O LTCAT é do documento base para a emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), informando o histórico laboral do colaborador. Ele poderá utilizar o documento para encaminhar sua aposentadoria privativo.

Portanto, o trabalhador solicita primeiramente o PPP para a empresa e na falta deste o LTCAT poderá ser utilizado. 

Lembrando que nos casos em que o PPP não pode ser gerado, nem o LTCAT existem outras formas de provar o tempo privativo.

Se você está nessa situação recomendamos a leitura do seguinte post: COMO OBTER DOCUMENTOS DE EMPRESA FECHADA PARA APOSENTADORIA, clique cá e confira levante texto.

Lembramos, ainda, que nesses casos é extremamente importante que você verifique junto a um jurisperito previdenciário para que ele analise o seu caso concreto.

LTCAT: Empresa não quer entregar

O LTCAT é um documento interno da empresa, portanto, primeiramente é preciso solicitar o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

A empresa elabora o PPP com base nas informações que constam no laudo técnico e é individual para cada trabalhador.

Existem casos em que além do PPP o INSS ou a justiça podem solicitar o LTCAT para tirar alguma incerteza ou complementar alguma informação. Nesses casos basta apresentar a notificação para que a empresa possa fornecer o documento.

Caso a empresa não cumpra com essa obrigação, você poderá entrar com um processo contra a empresa para que o juiz os ordene a entregar o documento.

Se você está numa situação parecida, recomendamos que busque o pedestal de um jurisperito previdenciário para estudo do seu caso concreto e para identificar as melhores alternativas para solução do seu problema.

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima