A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório e que ocorre todos os anos para que seja verosímil fundamentar a situação regular do beneficiário e para que o mesmo não tenha seu mercê bloqueado.
No entanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março do ano pretérito a prova de vida presencial está suspensa, a medida veio para poupar os aposentados e pensionistas que fazem troço do grupo de risco da doença.
Logo, desde março, o seguro que deixou de realizar a prova de vida não tem seu mercê bloqueado ou ainda suspenso. No entanto, já existe uma novidade data onde os segurados precisam se constatar, onde, de concórdia com Instrução Normativa, a exigência da prova de vida vai voltar a valer.
De concórdia com a Instrução publicada no Quotidiano Solene da União de 15 de março de 2021, a partir do dia primeiro de junho a prova de vida volta a ser obrigatória e onde caso o segurado que esteja obrigado a realizar a prova de vida não realize o vistoria, terá seu mercê bloqueado.

Fique circunspecto
Os segurados do INSS também precisam permanecer atentos, pois desde que a realização da prova de vida foi suspensa o número de golpes relacionados ao vistoria aumentou e muito. Caso você receba uma relação, ou ainda mensagem via WhatsApp para confirmar os seus dados, saiba que se trata de um golpe.
O INSS informou em nota que não realiza nenhum tipo de vistoria porquê o da prova de vida por telefone ou ainda por WhatsApp, logo os segurados precisam permanecer atentos.
Em caso de dúvidas, os canais de atendimento oficiais do INSS são estes:
- Meu INSS, aplicativo solene do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br;
- Meão de atendimento telefônico 135;
- SMS identificado porquê 280-41.
Caso você receba uma relação ou mensagem via WhatsApp, desligue a relação e entre em contato com o INSS pela médio telefônica 135, para averiguar a situação.
Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos