INSS: Fibromialgia dá recta a aposentadoria por invalidez?

Os trabalhadores podem racontar com vários benefícios previdenciários em diferentes situações, incluindo o auxílio doença, aposentadoria por invalidez e até mesmo auxílio-acidente nos casos onde o trabalhador segurado não consegue treinar suas atividades do trabalho em razão de uma incapacidade temporária ou permanente.

Uma incerteza muito generalidade entre esses trabalhadores é sobre o recta de aposentadoria em razão da síndrome de Fibromialgia, que é uma doença que se caracteriza por uma dor muscular generalizada e crônica, que pode na maioria dos casos incapacitar a pessoa para o trabalho, logo preparamos esse cláusula para te orientar nesse processo, confira.

Fibromialgia

É uma síndrome generalidade onde as pessoas têm uma vez que principal sintoma dores no corpo durante longos períodos causando sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões uma vez que também em outros tecidos moles, além de fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça levando até alguns casos a depressão e impaciência.

É verosímil requerer o Auxílio-Doença?

A Fibromialgia é uma doença difícil de ser comprovada, ainda que seja verosímil que o segurado consiga o mercê de Auxílio-Doença com mais facilidade do que a aposentadoria invalidez por si.

A melhor forma é primeiramente entrar com o auxílio-doença no primeiro momento em razão de ser mais fácil de ser facultado e caso a incapacidade permaneça segurado poderá entrar com o pedido de aposentadoria com maior chance de ser facultado.

Os procedimentos para solicitar os benefícios em consequência da Fibromialgia são os mesmos de qualquer outra pessoa incapaz, através do requerimento do auxílio-doença junto à Previdência Social.

Uma vez que fundamentar a invalidez por Fibromialgia?

Fundamentar a Fibromialgia não é uma tarefa fácil, considerando que exclusivamente o trabalhador é capaz de mensurar o tamanho da sua dor que levou ao retiro do trabalho e também pelo traje de não viver um fiscalização específico que comprove a incapacidade, no entanto é um tanto impossível e várias informações devem ser consideradas na hora da perícia do INSS ou judicial.

O fator mais importante nesse processo de comprovação é o histórico médico do trabalhador segurado demonstrando que os sintomas da síndrome tem se prolongado, mesmo com um tratamento específico reforçando que o caso é de caráter permanente.

Uma vez que solicitar?

Para dar ingresso no processo, o segurado temporariamente incapacitado para o trabalho deverá solicitar o mercê junto à Previdência Social, por meio de seus canais de atendimento, podendo também fazer a solicitação de forma online

Por Leandro Rocha

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Natividade do Cláusula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1