DICAS: BPO Financeiro é uma boa solução? Confira com a gente todas as vantagens e ganhos

logo-contmatic-news-blog

São várias as vantagens para os optantes pela terceirização das rotinas financeiras, administrativas e contábeis através do BPO Financeiro.

O objetivo desse texto é, de maneira simples, mostrar os ganhos reais que você poderá ter ao optar pelo outsourcing financeiro.

Redução de custos

O primeiro proveito real que você terá com o BPO Financeiro é a redução de custos. E por que isso? Simples,  qualquer atividade da rotina financeira, administrativa e contábil demanda pessoas. Essas pessoas, muitas vezes especialistas, possuem um salário, benefícios, férias, e demais exigências da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Outro ponto que resulta em despesas, é o armazenamento e a manipulação de documentos, sejam físicos ou virtuais. Com a terceirização através do BPO Financeiro, o contrato é realizado com uma empresa terceirizada que faz a entrega combinada a partir de equipe própria, na maioria das vezes, não exclusiva a sua empresa.

Importante que ao negociar o contrato fiquem muito claras as atividades que o BPO realizará, com quantas pessoas e qual o tempo disponibilizado em horas. Dessa forma você poderá confrontar qual o dispêndio de uma operação própria comparado à terceirização.

E se você for profissional autônomo, provavelmente a sua operação financeira não será grande o que possibilita economia na hora de contratar. Aliás, o número de horas despendidas por um técnico em finanças será muito menor do que o gasto por você em um sábado pela manhã ou à noite.

Aumento da produtividade

Além da redução de custos, o aumento da produtividade é visível, tanto em uma pequena empresa – pois os empregados não são desviados de sua atividade término para as rotinas administrativas e financeiras – quanto para o profissional liberal, possessor do negócio, que pode usar o seu tempo para o desenvolvimento do negócio ou para o sota.

A eficiência – fazer melhor com menos recursos – surge no momento que os processos incluídos na terceirização podem ser realizados de maneira rápida, sem riscos e com o sumo de segurança por profissionais especializados.

Com o BPO Financeiro os erros em pagamento de tributos, emissão de notas fiscais, pró labore, salários, demonstrativos, livro caixa e muitos outros, são minimizados e praticamente desaparecem.

Outro fator importante que aumenta a produtividade é que as empresas que oferecem o BPO Financeiro coligado à contabilidade, investem em tecnologia que garante tranquilidade para seus clientes e o dispêndio desse investimento é diluído nos vários contratos.

Também através da tecnologia é verosímil ter relatórios gerenciais e de rotina apertando somente um botão ou programando para um período específico.

Maior segurança de dados

Praticamente todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, hoje em dia são digitais.

A integração com órgãos públicos com a Receita Federalista, Prefeituras  e Juntas Comerciais não permite amadorismo ou falta de segurança no armazenamento e disponibilização dos documentos e demonstrativos.

O BPO Financeiro, através de contrato, entrega, além do seu serviço, a segurança dos seus dados através de criptografia e nuvens integradas e seguras.

Ao terceirizar seu financeiro você estará entregando ao parceiro muitos dados confidenciais que precisam ser guardados em segurança. Além da urgência lícito, nestes documentos está a história e o horizonte da sua empresa.

Tomada de decisões estratégica

engana-se quem acha que o BPO trabalha somente com as rotinas e entrega burocracia. A partir dos cálculos, estatísticas e das incursões conjuntas de contabilidade e finanças, é verosímil ter um quadro muito simples da saúde financeira da empresa. E não só isso.

É verosímil ter um magnífico horizonte sobre pagamento de fornecedores, antecipações, investimentos, pessoas, tecnologia e processos.

O papel dos cientistas de dados é extrair dos dados elementos importantes para a tomada de decisão no negócio, com segurança e certeza.

O empreendedor de posse dos dados gerenciais se utiliza do arsenal de informações levantado pelo BPO Financeiro no dia a dia da empresa. Eles são fundamentais para entender os cenários de investimento, retração, prolongamento, etc.

Facilidades que o BPO Financeiro proporciona aos profissionais liberais, micro e pequenas empresas

Além das vantagens que elencamos supra, o BPO Financeiro proporciona aos empreendedores profissionais liberais, micro e pequenas empresas, uma série de facilidades que devem ser levadas em conta sempre que tiver a opção de operação própria ou terceirização.

1. Fazer pagamentos a funcionários e fornecedores

As rotinas de pagamento de fornecedores e empregados é uma das mais complexas porque estão relacionadas ao tempo gasto pelo profissional que as executa.

Os pagamentos podem ser mensais, semanais e até mesmo diários. Com o suporte do BPO Financeiro, isto deixa de viver pois as ações são automatizadas e alinhadas ao fluxo de caixa da empresa com um magnífico proveito de eficiência.

2. Faturamento e seguimento financeiro de pós vendas

Uma questão muito importante porque sendo negócio ou serviços, você não quer vender somente uma vez.

O faturamento incorporado ao BPO Financeiro, permite que a entrega e cobrança sejam feitas no momento evidente, valorizando e ampliando o relacionamento com os clientes.

3. Cobrar clientes inadimplentes

Uma das atividades financeiras mais complicadas é cobrar os clientes inadimplentes. primeiro porque sempre há a dificuldade de se ter certeza que o cliente irá remunerar e se remunerar, não ficará chateado com a cobrança.

Porquê suporte do BPO Financeiro, as cobranças passam a ser mais profissionais e respondem a um processo integrado ao caixa da empresa, através da emissão de boletos, por exemplo. E caso a cobrança precise realmente ser feita de maneira mais direta, quem fará é a pessoa terceirizada que está, até mesmo fisicamente, no fornecedor.

4. Gestão da documentação relacionada ao financeiro

Um financeiro organizado é um bom passo rumo ao sucesso. Documentos e comprovantes precisam ser guardados de maneira física ou virtual e devem ter fácil chegada para o caso de fiscalização, participação em concorrências e processos do Fisco.

Hoje existem muitas maneiras de fazer esta gestão de documentação, mas com certeza, a melhor delas é deixar na mão de especialistas que garantirão que ela estará em segurança pelo tempo necessário.

5. Interface com a contabilidade

O melhor dos mundos é integrar as rotinas financeiras à contabilidade. Isto permite um cenário integrado em que o profissional liberal ou o empresário pode ter a visão do todo e planejar suas ações a partir dos dados interligados, muitas vezes, até mesmo com a instituição bancária.

Por: Guilherme Soares, engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em governo de empresas pela London Business School.

Guilherme atuou porquê consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia mercantil e produtos na Latam Airlines Função e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Nascente: Contabilizei

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1