Conversão de GPS em DARF – RFB realizará conversão automática

 

Porquê muito sabemos, desde outubro de 2021, as contribuições previdenciárias de todas as empresas dos grupos 1, 2 e 3 do eSocial são recolhidas por meio do DARF previdenciário, emitido pela DCTFWeb. Portanto, leia o texto a seguir para entender melhor sobre a conversão de GPS em DARF.

Muitas empresas por ilusão, efetuaram o recolhimento das contribuições previdenciárias por meio da GPS, especificamente aquelas que iniciaram a obrigatoriedade da transmissão da DCTFWeb em outubro de 2021 e ainda não estavam habituadas a efetuarem os recolhimentos das contribuições previdenciárias pelo DARF.

Para facilitar a vida dessas empresas que cometeram esse equívoco, a RFB anunciou em mensagem enviada na Caixa Postal dos contribuintes no eCac, que converterá a GPS para DARF previdenciário involuntariamente.

A mensagem traz a seguinte informação:

“A confissão e o recolhimento de débitos de imposto previdenciária relativos a fatos geradores ocorridos a partir de outubro de 2021, para contribuintes de sua natureza jurídica, devem ser realizados por meio da Enunciação DCTFWeb com DARF Previdenciário numerado emitido de forma automática.

A Receita Federalista identificou recolhimentos no seu CNPJ, relativos a esse período, realizados em GPS. Uma vez transmitida a DCTFWeb com débitos em descerrado, os recolhimentos relacionados – GPS das competências 10/2021 ou ulterior, com os códigos 2003, 2011, 2020, 2100, 2119, 2127, 2143, 2607 e 2950 – serão convertidos involuntariamente.

Mas fique precatado: não serão realizadas de forma automática conversões de GPS de retenção sobre cessão de mão de obra ou as recolhidas no CEI/CNO – códigos 2550, 2631, 2208, 2216, 2240, 2321, 2658 e 2704. Para esses casos entre com o pedido de conversão no atendimento do Chat RFB”.

Para que fique simples, para que a conversão de GPS em DARF para os códigos especificados na mensagem aconteça involuntariamente, é necessário que o tributário tenha transmitido a DCTFWeb, pois a RFB precisará identificar esse DARF em descerrado e uma GPS paga. Feita essa identificação, a conversão será automática.

Veja algumas notícias similares cá.

Feito com ❤ por Legalmatic.

Feito por: Bernadete Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
1