Contabilidade 5.0: o que é e quais são as vantagens?

contabilidade 5.0 é um produto da transformação digital que vem acontecendo há décadas em todo mundo – e possui grandes vantagens para a sua empresa. É um modelo de contabilidade baseado na tecnologia, estratégia e alta performance, que agrega valor a negócios com visão de futuro e que priorizam a inovação. Para empresas que querem se destacar em um mercado tão competitivo, optar pela contabilidade 5.0 é um diferencial. A seguir, saiba por quê!

O que é a contabilidade 5.0?

A tecnologia, a globalização e o avanço dos meios de comunicação e da internet permitiram uma grande quebra de paradigma na contabilidade, assim como nos modelos de gestão e estruturação de empresas.

A chamada transformação digital está em franco avanço há décadas e isso trouxe muitas vantagens para quem busca se diferenciar e ter os melhores resultados no mercado. Trouxe ainda a necessidade de maior adequação tecnológica e visão do todo.

A contabilidade 5.0 surgiu neste ínterim, sendo, desta forma, uma vantagem e uma necessidade ao mesmo tempo. Trata-se de uma visão estratégica e pautada nos recursos tecnológicos, além da adoção de metodologias ágeis na rotina das empresas e do setor.

Desenvolvimento da Contabilidade

A transformação digital deixou a contabilidade muito mais inovadora. Mas é importante observar o desenvolvimento desta área do conhecimento e entender como alguns recursos se mesclam ao longo do tempo.

  • Contabilidade tradicional – É a primeira fase da contabilidade, pautada pelo uso do papel, pela burocracia e pelo trabalho operacional manual. Tinha um alto custo e uma margem de erros muito grande.
  • Contabilidade 2.0 – Foi a primeira fase digital da contabilidade. Utilizou-se os primeiros computadores e softwares que pudessem dar mais agilidade ao processo. Para isso, foi preciso treinamento e adaptação. Passou-se a pensar mais no valor agregado da contabilidade e na integração das informações.
  • Contabilidade 3.0 – Viu-se que a digitalização dos processos não seria suficiente para transformar a contabilidade e torná-la mais ágil e lucrativa. Passou-se a adotar conceitos como computação na nuvem e outras tecnologias que permitissem consultas em tempo real. Ampliou-se o armazenamento de informações, como Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (Danfe), informações trabalhistas, etc. Os órgãos públicos passaram a investir mais em sistemas integrados. Houve aumento na qualidade de serviços contábeis.
  • Contabilidade 4.0 – Ocorreu a chegada de conceitos tecnológicos como Big Data, Inteligência Artificial, entre outras, representando tecnologias disruptivas. Houve ainda uma mudança de mentalidade de contadores, a fim de oferecer mais estratégia e um serviço personalizado, transformando a visão da contabilidade burocrática e operacional, para uma contabilidade estratégica.
  • Contabilidade 5.0 – Além dos recursos e visão da contabilidade 4.0, adota-se as metodologias ágeis nos processos contábeis, permitindo um processo de melhoria contínua. Adota-se recursos de alta tecnologia na rotina contábil, como Big Data, Inteligência Artificial, Análise Preditiva, Internet das Coisas e outros recursos de alta performance.

Vantagens da Contabilidade 5.0

Muitos processos contábeis e financeiros da empresa podem ser terceirizados e otimizados considerando as premissas da contabilidade 5.0. É o caso do BPO Financeiro, por exemplo, que já falamos nesta matéria. A contabilidade consultiva, a contabilidade digital, a automação fiscal e outras atividades contáveis são outras novidades relacionadas à transformação digital e à contabilidade 5.0.

A tecnologia permitiu uma série de otimizações em todos os processos da empresa e com o setor contábil ou financeiro não seria diferente. As atividades que não possuem o objetivo fim do negócio podem ser amplamente terceirizadas, contratando especialistas em cada assunto não alocados na empresa, o que diminui os custos e dá mais agilidade aos processos.

É o caso de atividades como Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Receber, Gestão de Indicadores de Desempenho Financeiro, Emissão de Documentos Fiscais, entre outras.

Além disso, a contabilidade 5.0 sugere a integração entre os setores financeiro e contábil, o que garante mais segurança, credibilidade e suporte para toda a gestão do negócio. Reduz os custos operacionais significativamente e tona estes setores mais estratégicos dentro da empresa. Aliás, centraliza informações e integra dados, que está disponível em tempo real para a tomada de decisão – talvez seja a maior vantagem da contabilidade 5.0.

Quer saber mais sobre as vantagens da Contabilidade 5.0? Fale com um dos especialistas OSP Contabilidade e traga o seu negócio!

Original de OSP contabilidade

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Fonte do Artigo

Read Previous

Teto máximo INSS: qual é o valor? Como conseguir?

Read Next

Qual foi o aumento da aposentadoria em 2020?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *