Conta de luz fica mais barata em todo país a partir deste sábado

As contas de luz passam a permanecer mais baratas a partir deste sábado (16) em todo o país com a adoção da bandeira tarifária virente, que não tem cobrança de taxa extra no consumo de robustez elétrica. O governo estimativa que a conta de luz ficará muro de 20% mais barata com a mudança da bandeira tarifária mais grave (escassez hídrica) para a menos restritiva (virente).

Outrossim, a Aneel (Obediência Vernáculo de Vigor Elétrica) diz que há grande verosimilhança de a bandeira virente permanecer vigente até o término do ano, pois estudos do ONS (Operador Vernáculo do Sistema Elétrico) indicam que não há a premência de cobranças adicionais na conta de luz em 97% dos cenários projetados para 2022.

A mudança de bandeira foi verosímil devido às fortes chuvas que vêm ocorrendo desde outubro e recuperaram o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Desde setembro, a bandeira em vigor era a de escassez hídrica, que ampliava o dispêndio em R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Ela foi criada em 2021 porque o Brasil passou pela maior crise hídrica em quase um século, que secou os reservatórios e obrigou o acionamento das usinas termelétricas, que produzem uma robustez mais faceta (e, por isso, demandam a cobrança extra).

Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

 

Nascente: Infomey

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1