Conheça algumas das medidas da Lei Universal de Proteção de Dados

Você sabe quais são as boas práticas da LGPD? A Lei Universal de Proteção de Dados incentiva os agentes de tratamento de dados a instituírem programas de governança e boas práticas de gestão. Tais medidas são consideradas ótimos parâmetros que diminuem a possibilidade de penalidades.

Uma vez que já sabemos, a LGPD já está em vigor desde 2020 e é necessário que sua empresa esteja alinhada com as normas da lei para que assim evite multas que podem chegar até R$ 50 milhões de reais ou 2% do faturamento.

Segurança dos dados

Os agentes de tratamento devem adotar medidas de segurança técnicas e administrativas aptas a protegerem os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de devastação, perda, diferença, informação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Vazamento de dados

O vazamento de dados acontece quando informações de caráter sigiloso se tornam públicas, de modo que prejudica o titular dos dados (clientes) e os demais usuários. Geralmente, isso ocorre devido à ação de invasores que encontram brechas de segurança da companhia.

Criptografia de Dados

A criptografia é a prática de codificar e decodificar dados. Basicamente é um processo que procura expelir as chances de terceiros obterem chegada aos dados, seria uma vez que se as informações fossem embaralhadas, e dessa forma caso alguém consiga acessar tais informações sem a chave de chegada para decodificar (desembaralhar), não irá conseguir interpretá-las.

Política de Privacidade na Lei Universal de Proteção de Dados

A Política de Privacidade zero mais é do que um conjunto de práticas adotadas pela empresa e publicada no site/aplicativo em relação às informações dos usuários. Basicamente sua função é esclarecer ao visitante uma vez que os dados serão utilizados e para qual finalidade.

Essas informações podem ser enviadas pelos usuários, ou também coletadas por cookies (Pequenos arquivos criados por sites visitados, que são armazenados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar texto de seu interesse). Ou seja, uma Política de Privacidade é um documento jurídico muito importante para a transparência do negócio e a credibilidade passada aos usuários.

Por Melissa Roble.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
1