Como dar entrada na aposentadoria pela internet?


O lançamento do portal Meu INSS ampliou as possibilidades dos serviços da Previdência Social. Por meio do site ou aplicativo, tem como dar entrada na aposentadoria pela internet, com praticidade e sem precisar ir pessoalmente a uma agência. 

Antigamente, as pessoas tinham que acessar o SISAGE (Sistema de Agendamento), no âmbito do Dataprev, para agendar atendimento e assim dar entrada na aposentadoria. Hoje, as solicitações de benefícios previdenciários são recebidas pelo portal Meu INSS, assim como os documentos comprobatórios. 

Documentos necessários para pedir aposentadoria

Antes de dar entrada na aposentadoria, você precisa providenciar todos os documentos necessários em PDF. Esse formato é recomendado por ser mais leve e caber no limite de tamanho exigido pelo sistema.

A lista de documentos necessários para solicitar aposentadoria é composta por:

  • Documento de identificação (RG com CPF ou CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Comprovante de residência (conta de luz, internet ou telefone);
  • Requerimento por escrito;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) – para comprovar o desempenho de alguma atividade especial. 

Não é necessário ter um scanner em casa para converter a documentação em arquivos do tipo PDF. Existem aplicativos que executam esse trabalho, ou seja, transformam a foto de um documento em PDF. Os mais utilizados são: iScanner (Android | iOS) e CamScam (Android | iOS).

Antes de submeter a documentação, emita um extrato CNIS e verifique se as informações dos empregos ao longo da vida laboral estão corretas. Faça uma comparação com os dados da carteira de trabalho. 

Como pedir aposentadoria pela internet no Meu INSS?

Agora os segurados não precisam enfrentar filas para dar entrada no pedido de aposentadoria. Acompanhe as etapas para pedir aposentadoria pela internet:

Passo 1. Acesse o site do Meu INSS.

Passo 2. Faça o login na plataforma com a conta Gov.br. Se você ainda não possui uma conta, siga as instruções para criá-la em poucos minutos. 

Tela de login com a conta Gov.br

Passo 3. Após logar no sistema, é necessário clicar no item “Novo Pedido”.

Área para fazer novo pedido

Passo 4. Na lista de opções de atendimento, escolha “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.

Passo 5. Escolha o tipo de aposentadoria mais se enquadra no seu caso. 

Escolher o tipo de aposentadoria

Passo 6. É provável que apareça uma tela solicitando a atualização de dados. Atualize para dar continuidade com o requerimento.

Tela solicitando atualização de dados

Passo 7. O sistema vai checar algumas informações. Clique em “Avançar”. Confirme a mensagem que aparece na tela e clique em “Próximo”.

Passo 8. Preencha algumas informações e faça o upload dos documentos em PDF de acordo com o que o site pede. Clique em “Avançar”.

Tela para anexar os documentos em PDF

Passo 9. Selecione o CEP da sua residência para que o sistema encontre a agência do INSS mais próxima. Depois, escolha a agência bancária que deseja receber a aposentadoria. 

Escolha da agência para receber a aposentadoria

Passo 10. Revise todas as informações do requerimento antes de dar entrada na aposentadoria pela internet. Clique em “Avançar” e pronto, a solicitação será enviada.

Tela de revisão das informações

Recomendamos que você dê entrada no pedido de aposentadoria pela internet através do portal Meu INSS, pois assim fica mais fácil anexar os documentos exigidos no processo. Use o aplicativo apenas para consultas rápidas. 

A plataforma Meu INSS oferece outros serviços aos segurados, como a possibilidade de solicitar auxílio doença ou consultar quanto tempo falta para a aposentadoria.


Veja o Treta dos Famosos e fique atualizado de notícias dos famosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima