Agente comunitário de saúde tem recta à aposentadoria próprio

A Emenda Constitucional 120/2022 trouxe mais uma novidade no recta previdenciário. Agora, o agente comunitário de saúde e o agente de combate de endemias têm recta à aposentadoria próprio!

Conforme a emenda, os agentes tem recta a aposentadoria próprio em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, e ao suplementar de insalubridade. Além da garantia de vencimentos em valor não subordinado a 2 salários-mínimos.

Os agentes comunitários de saúde trabalham na prevenção de doenças e na promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Já os agentes de combate às endemias realizam atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Lembrando que o tirocínio dessas atividades se dá, exclusivamente, no SUS.

A aposentadoria próprio está sujeita às alterações feitas na Reforma da Previdência. Assim, existem três modalidades para o mercê:

  • Na modalidade da pré-reforma é preciso de 25 anos de atividade próprio, sem idade mínima.
  • Já para a regra de transição, o trabalhador precisa de 25 anos de atividade próprio + 86 pontos.
  • Por término, a regra PÓS REFORMA, o requisito é 25 anos de atividade próprio + idade mínima de 60 anos.

Caso o trabalhador não preencha os requisitos para a aposentadoria próprio, poderá transmudar o tempo próprio em generalidade e pleitear a aposentadoria por tempo de tributo.

Agente comunitário de saúde tem recta à aposentadoria próprio?

Para saber mais sobre os requisitos da aposentadoria próprio do agente comunitário de saúde e de combate de endemias, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do recta previdenciário? Logo, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Logo, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Logo, receba novos casos no conforto de sua morada ou escritório: Clique cá para saber o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um legista de sua região? Logo, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Nascente do item

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima